Rádio Estação Brasil
  • Inicial
  • Notícias em Destaque
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Programação
No Result
View All Result
Rádio Estação Brasil
  • Inicial
  • Notícias em Destaque
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Programação
  • Inicial
  • Notícias em Destaque
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Programação
No Result
View All Result
Rádio Estação Brasil
No Result
View All Result

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

estacaobrasil by estacaobrasil
janeiro 22, 2021
in Notícias em Destaque
179 9
0
TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020
400
SHARES
2.4k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, assinou ontem (21) uma resolução suspendendo as consequências legais para quem não votou nas eleições municipais de 2020 e não justificou ou pagou a multa.

Entre suas justificativas, a medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas Eleições 2020, sobretudo àqueles em situação de maior vulnerabilidade, obstáculos para realizarem a justificativa eleitoral”.

O texto da resolução sobre o assunto considera ainda a “dificuldade de obtenção de documentação comprobatória do impedimento para votar no caso de ausência às urnas por sintomas da covid-19”.

A norma não estipula prazo para a suspensão das sanções para quem não votou e não justificou ou pagou multa. A medida ficará vigente ao menos até que o plenário do TSE vote se aprova ou não a resolução assinada por Barroso. Isso não deve acontecer antes de fevereiro, devido ao recesso forense.

A resolução destaca que não se trata de uma anistia para quem não votou, pois tal providência somente poderia ser tomada pelo Congresso Nacional, frisa o texto da norma.

O prazo para justificar ausência no primeiro turno encerrou-se em 14 de janeiro. O limite para justificar a falta no segundo turno é 28 de janeiro. Ambas as datas marcam os 60 dias após as votações, que ocorreram em 15 e 29 de novembro.

Pela Constituição, o voto é obrigatório para todos os alfabetizados entre 18 e 70 anos. Em decorrência disso, o artigo 7º do Código Eleitoral prevê uma série de restrições para quem não justificar a ausência na votação ou pagar a multa. Enquanto não regularizar a situação, o eleitor não pode:

– inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;

– receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

– participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;

– obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

– obter passaporte ou carteira de identidade;

– renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

– praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.



Fonte da Matéria

Previous Post

Inscrições para o Encceja 2020 terminam nesta sexta-feira

Next Post

Exposição sobre história da moda é aberta hoje em São Paulo

Next Post
Casos de malária no Brasil caíram 19,1% em 2019 com relação a 2018

Exposição sobre história da moda é aberta hoje em São Paulo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[vc_row full_width="stretch_row" vc_row_background="" footer_scheme="dark" css=".vc_custom_1513050611045{padding-top: 60px !important;padding-bottom: 25px !important;background-color: #000000 !important;}" footer_widget_title_color="#3bc5f8" footer_linkhover_color="#3bc5f8"][vc_column width="2/3"][vc_row_inner][vc_column_inner width="1/3" offset="vc_hidden-xs"][vc_single_image image="130" img_size="full"][/vc_column_inner][vc_column_inner el_class="footer_column" width="1/3"][vc_widget_sidebar sidebar_id="footer-widget-1"][/vc_column_inner][vc_column_inner el_class="footer_column" width="1/3"][vc_widget_sidebar sidebar_id="footer-widget-2"][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][vc_column width="1/3" offset="vc_hidden-xs"][vc_single_image image="131" img_size="full" css=".vc_custom_1512983784595{margin-bottom: 15px !important;}"][vc_widget_sidebar sidebar_id="footer-widget-4"][/vc_column][vc_column offset="vc_hidden-xs"][vc_empty_space height="40px"][/vc_column][vc_column offset="vc_hidden-lg vc_hidden-md vc_hidden-sm"][vc_empty_space height="20px"][/vc_column][vc_column][vc_separator color="custom" accent_color="#505051"][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width="stretch_row" vc_row_background="" footer_scheme="dark" css=".vc_custom_1512979959667{padding-bottom: 22px !important;background-color: #000000 !important;}"][vc_column el_class=".footer_left"][vc_column_text css=".vc_custom_1513050520235{margin-bottom: 0px !important;}" el_class=".copyright"]MusikMagz is demo site of JNews - All-in-one News, Blog & Magazine WordPress Theme. © 2017 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
No Result
View All Result
  • Inicial
  • Notícias em Destaque
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Programação

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
WeCreativez WhatsApp Support
Our customer support team is here to answer your questions. Ask us anything!
👋 Hi, how can I help?
Hi, how can I help?